Gosta de viajar? Pois é, quem não gosta? O dinheiro tá curto para pagar hotel, guia turístico, passeios turísticos, passagem e tudo mais? Só tem o dinheiro para a passagem e mais nada? Então essa dica é para você.
Existe um projeto muito legal chamado CouchSurfing. É uma rede social para pessoas que querem conhecer lugares diferentes e pessoas novas. Como funciona? As pessoas se cadastram gratuitamente no site e oferecem um lugar em suas casas para visitantes de outros lugares ficarem hospedados. Você também pode oferecer um lugarzinho para alguém na sua casa, mas não é obrigatório. Se rolar interesse em ficar na casa de alguém, é só usar o site como intermediário na negociação para a hospedagem. Com isso, você pode economizar uma graninha com hotel, além de poder conhecer o lugar acompanhado por habitantes. A idéia parece legal!
Vou dar um exemplo real para entender melhor. Há pouco tempo meu namorado foi para Gramado em um congresso. Olhando na internet viu que a passagem de Gramado para Montevideo, no Uruguai, estava barata e achou que valeria a pena dar uma esticada no fim de semana. Através de um amigo conheceu o CoachSurfing, registrou-se, escolhendo como opção de “hospedagem” um “tomar um café”, já que não tem lugar para oferecer em sua casa, mas tem disponibilidade para sair com visitantes para mostrar São Paulo e etc. Decidiu que iria mesmo para Montevideo, comprou a passagem e negociou pelo site de ficar na casa de um casal. Resumo: simplesmente adorou a experiência! Conheceu a cidade e, além do casal que o hospedou, conheceu outras pessoas que também participavam do CouchSurfing, tanto os que estavam em Montevideo de visita, quanto os que estavam hospedando outras pessoas.
É normal que as pessoas fiquem com um pé atrás em abrir a sua casa ou em ficar em casas de pessoas desconhecidas, pois tem tantas coisas erradas no mundo que você acha que todo mundo quer te sacanear, te roubar… Eu mesma não botava fé que uma coisa assim pudesse dar certo, mas tive que dar o braço a torcer depois do que ouvi…
Enfim, se consegui te deixar curioso vá lá no site deles e veja mais detalhes (está tudo bem explicado no site, todos os detalhes de como participar, esquema de segurança, etc). Ah, antes que eu me vá deixo o site:
Boa viagem!
É mesmo, eu adorei a experiência e prendo repetir! Boa dica!