SEMAT (Software Engineering Method and Theory)

Durante o meu mestrado estive estudando diferentes modelos de engenharia de software para poder fazer o estudo de caso que me propus de um software para a área educacional. Através do meu orientador tomei conhecimento de uma iniciativa chamada SEMAT (Software Engineering Method and Theory) e fui ler mais a fundo sobre o assunto. 

Segundo a Call for Action da iniciativa, na área de engenharia de software há um grande número de modelos existentes, porém, poucos deles podem ser considerados maduros ou suficientemente testados e validados em situações reais. Muitas vezes, as diferenças entre os modelos não são bem compreendidas e ampliadas artificialmente. Há ainda a prevalência de modas ao invés de uma disciplina de engenharia, a falta de bases teóricas amplamente aceitas e uma divisão entre as práticas da indústria e a pesquisa acadêmica.
Como uma resposta aos problemas expostos, foi proposto o desenvolvimento do modelo SEMAT que pretende redefinir a engenharia de software baseada em uma teoria sólida, princípios comprovados e melhores práticas que:
  • Inclua um  kernel de elementos amplamente definidos, extensível para usos específicos;
  • Aborde tanto questões de tecnologia quanto de pessoas;
  • Seja suportada pela indústria, academia, pesquisadores e usuários e
  • Tenha suporte a extensões em face da mudança dos requisitos e da tecnologia.
A iniciativa para a concepção desse modelo foi originada em dezembro de 2009 por Ivar Jacobson, Bertrand Meyer e Richard Soley. Porém, apesar disso, a iniciativa começou a deslanchar de fato no fim do ano de 2011 com a proposta para a RFP “A Foundation for the Agile Creation and Enactment of Software Engineering Methods”.
As informações de tudo referente ao SEMAT podem ser encontradas no site e nos arquivos lá postados. Em breve, farei outros posts refentes ao SEMAT, falando mais sobre o que consegui descobrir… 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *