Participação das Mulheres nos IGFs

Em muitos espaços ainda há pouca participação das mulheres. Quando falamos de espaços que envolvem tecnologia essa diferença é ainda mais gritante, principalmente quando se trata de fóruns de mais alto nível.
No ano de 2015, participei pela primeira vez do Internet Governance Forum (IGF), que é um fórum internacional organizado pela ONU para tratar de assuntos referentes a governança da Internet, como políticas públicas, segurança, robustez, estabilidade e desenvolvimento da Internet. Foi iniciado em 2006 e no ano passado esteve em sua décima edição.
Já nessa minha primeira edição estive na incumbência de auxiliar na organização de um dos workshops, que justamente tratava da temática da participação das mulheres nesse fórum tão importante na área de Governança da Internet. Também fui co-chair na mesa. 
O Workshop “Enhancing gender participation within IGFs” foi gravado e quem quiser pode assistir a toda a discussão abaixo.

 

Ainda o workshop foi transcrito e podem ser consultadas todas as falas.

Em um espaço onde vi a maioria das mesas dominadas por homens foi interessante abrir esse espaço para se discutir a participação feminina nessa área. Ainda estamos longe da equidade, mas já vi algumas medidas interessantes da organização do IGF para melhorar a inclusão de uma maneira ampla.
Ao submeter uma proposta de workshop, um dos critérios avaliados era a diversidade dos participantes da mesa, se haveria mulheres, jovens e participantes de diferentes continentes. Acho essa uma iniciativa legal e que deveria ser seguida por outros eventos.
É preciso discutir como qualificar a participação das mulheres nos debates sobre Governança da Internet e de tecnologia no geral. Quem sabe esse seja o ano de avançar nesse sentido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *