Dicas de Vídeos

Hoje foi o dia de vídeos para mim… Nunca havia assistido tantos vídeos pela internet, não é um hábito que possuo ainda (quem sabe após hoje isso mude um pouco).

Primeiramente achei uma série com dois vídeos sobre um laboratório chamado Media Lab lá do MIT. Falam sobre as pesquisas que estão sendo conduzidas lá…
Os links são:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM810002-7823-O+SUPRASUMO+DA+TECNOLOGIA,00.html

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM812859-7823-MEDIA+LAB+PARTE,00.html

Eu fiquei babando só um pouco e pensando porque a gente não consegue fazer essas coisas aqui no Brasil. Pensei em algumas coisas:

  • Difícil comparar a USP por exemplo com o MIT, já que o MIT é uma universidade particular;
  • O governo americano sabe que é estratégico investir em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e investe muito nas universidades (isso eu fiquei sabendo por um conhecido que trabalha como pesquisador no Media Lab mesmo). No Brasil, não caiu a ficha dos governantes quanto a isso;
  • Existem pesquisadores tão bons aqui no Brasil quanto no MIT (tanto que existem muitos brasileiros por lá fazendo mestrado, doutorado ou como pesquisadores);
  • A burocracia é muito grande no Brasil, os professores/pesquisadores perdem mais tempo em problemas administrativos do que com suas pesquisas, uma grande perda para todos e
  • Infelizmente, as fundações existentes dentro das universidades brasileiras servem mais como um ralo para o desperdício do dinheiro que deveriam ir para pagar as pesquisas e os pesquisadores (que são muito mal pagos, diga-se de passagem) ao invés de fornecer real contribuição para o fomento da pesquisa. Elas deveriam ser melhor regulamentadas para evitar esse imenso desperdício.

No fim das contas não cheguei a uma conclusão para resolver o problema, mas continua a pensar… Quem sabe um dia chegue a alguma resposta…

Vi também mais dois vídeos que falam sobre o D-Lab (development lab), um conjunto de matérias do MIT, no qual os alunos desenvolvem tecnologias de baixo custo e depois viajam para países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento para disseminar a tecnologia. Nessas viagens, eles contam com parceiros locais e aqui no Brasil é a Fundação Bradesco e a Poli-USP, através do Programa Poli Cidadã.

O primeiro vídeo é uma palestra da Amy Smith, idealizadora do D-Lab e professora:
http://www.youtube.com/watch?v=FwFkb1x7FJQ

O segundo vídeo é o mais legal, só porque eu apareço… hehehe
Ele mostra uma dessas viagens que foi para o Brasil em 2007, na qual participei como uma das integrantes da equipe Poli:
http://www.youtube.com/watch?v=cc2XnJ7JDmk

Já chega por hoje…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *