Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária

Antes de mais nada:- Mas afinal, o que é economia solidária???
Segundo a Wikipedia: “Economia Solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano – e não do capital – de base associativista e cooperativista, voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços, de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida.”- E o que é tecnologia social?
Peço novamente ajuda à Wikipedia: “Considera-se tecnologia social todo o produto, método, processo ou técnica, criado para solucionar algum tipo de problema social e que atenda aos quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade (e reaplicabilidade) e impacto social comprovado. As tecnologias sociais podem originar-se quer no seio de uma comunidade quer no ambiente acadêmico. Podem ainda aliar os saberes populares e os conhecimentos técnico-científicos.” Um dos exemplos mais famosos de tecnologia social é o soro caseiro… Para quem quiser ler um texto legal sobre tecnologia social recomendo o artigo “A tecnologia social e seus desafios” do prof Renato Dagnino da UNICAMP.Aliás, softwares livres também podem ser considerados tecnologias sociais… Mas um dia eu explico melhor o porquê.
Mas porque eu estou falando disso? Para poder divulgar o I Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária e você saber minimamente do que se trata e ser mais fácil de se interessar!
Nos dias 23 e 24 de outubro, o Núcleo de Solidariedade Técnica da UFRJ (SOLTEC UFRJ) irá realizar o I Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária. O evento acontece no Campus do Fundão (Cidade Universitária), no bloco A do Centro de Tecnologia.

Três partes compõem o Festival: Troca de Saberes, Trocas de Cultura e Mostra de Produtos, Serviços e Organizações.

Diversas mesas, palestrantes e debates. É o que o participante vai encontrar no espaço de Troca de Saberes. Divididos em quatro Eixos (Cadeia Produtiva Solidária de Resíduos, Rede Solidária da Pesca, Economia Solidária e Comércio Justo e Tecnologia da Informação e Economia Solidária), as manhãs e tardes serão tomadas por muitas opções de debates.

No hall de entrada do Centro de Tecnologia, o visitante verá os stands dos empreendimentos de Economia Solidária e movimentos sociais. Estará sendo feita a comercialização de produtos, bem como a exposição de tecnologias sociais desenvolvidas pelos movimentos e seus serviços.

Para o almoço o Festival tem um gostoso e variado cardápio cultural.. São as Trocas Culturais onde produções da universidade e da cultura popular oferecerão exposições, dança, performance e poesia. Após os debates da parte da tarde, a programação reservou momentos de descontração com espetáculos e muito samba de roda.

Nesta etapa final da organização, quase toda a programação está definida, mas ainda há tempo para participar. As inscrições estão sendo feitas através do site do www.soltecfestival.poli.ufrj.br, onde você também pode conferir a programação completa do evento. Para maiores informações, entre em contato pelo email festivalecosol2008@gmail.com .Bom é isso!

One thought on “Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *