O que é o Poli Cidadã?

O Poli Cidadã é um programa da diretoria da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) o qual aborda a questão da responsabilidade social através do incentivo a projetos de graduação com a temática social. A idéia é que sejam buscadas demandas em organizações representativas da sociedade, como ONGs, hospitais, escolas, que possam ser atendidas por projetos de engenharia.

O Poli Cidadã surgiu a partir de discussões ocorridos no ano de 2002, época em que ocorreu a formulação de um planejamento estratégico para a instituição, denominado Poli 2015. Nesse contexto, o Poli Cidadã foi formalizado em 2003, alinhado com o Poli 2015, sendo a comissão gestora do Programa composta por professores, funcionários e alunos.

No início, o Poli Cidadã concentrou-se em propor temas voltados às necessidades sociais para projetos de conclusão de curso, que são desenvolvidos no último ano do curso de graduação constituindo-se, assim, em uma atividade de caráter extensivo.

Nos anos seguintes, o Programa agregou outros projetos de graduação que abordam a questão de responsabilidade social, não se restringindo apenas a projetos de conclusão de curso. Pode-se destacar a disciplina “Práticas de Eletricidade e Eletrônica II” ministrada para alunos de Engenharia Elétrica, que passou a utilizar a temática social para a proposição e desenvolvimento de soluções nas quais os alunos elaboram projetos e constroem protótipos, aplicando conhecimentos de eletrônica.

As atividades intensivas se constituem como uma outra modalidade incorporada ao Programa, cujo objetivo é a promoção do contato e interação de alunos com realidades diferentes da sua, promovendo a ampliação de sua dimensão social. Essas atividades são realizadas em comunidades carentes nos períodos de férias escolares, onde os alunos, com a orientação de professores, atuam na busca conjunta de soluções de engenharia adequadas para aquelas localidades.

Caso queiram saber mais sobre o programa, visitem o site http://policidada.poli.usp.br ou entre em contato!

One thought on “O que é o Poli Cidadã?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *