Rational Unified Process

Estou postando um quadrinho que saiu no blog Nerdson não vai à escola.

Uma crítica ao Rational Unified Process (RUP), uma das metodologias de engenharia de software mais usada atualmente…

Aliás, uma crítica bem pertinente, principalmente agora que já terminei as minhas 4 matérias de engenharia de software da faculdade, que basicamente ensinam RUP… É importante, mas poderia também ser ensinadas outras metodologias que funcionam bem em outros casos.

O RUP serve para alguns tipos de desenvolvimento, como por exemplo em sistemas em que os requisitos de segurança e de confiabilidade são críticos. Porém, não é tão adequado para desenvolvimento web, que possui uma grande dinamicidade e como consequência uma grande mudança nos requisitos do sistema. Pela minha experiência, nesse caso, é mais adequado usar uma metodologia Lean como XP.

Eu não sou extremista de falar que não é necessária nenhuma documentação como alguns adeptos dessas metodologias Lean, acho que deve existir uma reflexão para usar a documentação adequada para cada projeto. Cada projeto é um caso particular e deve adaptar qualquer metodologia a sua circunstância.

Eu, por exemplo, acho muito útil para poder implementar um sistema ter em mãos um diagrama de classes, diagrama de banco de dados e umas telas. Não precisa ser super detalhado, mas pelo menos uma idéia geral, o que ajuda muito…

Até mais!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *