A evolução dos blogs

Alguns dias atrás achei meu blog pessoal de quando ainda estava no colegial e outro blog que eu tinha com minhas queridas amigas de colegial, a Gabi, a Pri e a Taty…

Quem olhar vai reparar de que se tratam de blog de adolescentes. Naquela época (em 2003) a blogosfera estava ainda em expansão. Segunda a Wikipedia:

“Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de 50; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 112 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere.”

Ou seja, a blogosfera ainda estava se consolidando como meio de comunicação na internet e como consequência ninguém sabia muito bem o poder de um blog e para que usá-lo. Havia muita curiosidade ao redor do assunto, o que pode explicar em grande parte esse aumento em tão pouco tempo.

Claro que foi por causa da curiosidade que criei esses blogs (e convenci minhas amigas a entrar junto nessa). Eu não sabia muito bem para que queria ter um blog, mas achava boa a idéia… E lembro que uma das minhas maiores preocupações era em arrumar o layout dos blogs, mexendo no HTML e CSS. Posso dizer que aprendi muito de como fazer páginas estáticas por causa desses blogs… O uso dos blogs era de diário na web, o que hoje vejo que é um uso bem limitado dessa ferramenta, apesar de muitos blogs hoje em dia ainda serem apenas um diário. Mas em 2003, era difícil encontrar blogs de empresas, sobre um determinado assunto…

Hoje vemos que, passados apenas 6 anos, cada vez mais empresas tem seus blogs, especialistas tem blogs para falar do assunto de sua especialidade, ONGs usam blogs para divulgar suas atividades, etc… Nesse meio tempo chegou o microblog e o Twitter ganha cada dia mais adeptos, inclusive entre empresas, ONGs, empresários e até políticos!

Cerca de 4 anos depois da criação daquele primeiro blog (e após tê-lo abandonado principalmente por não ter um objetivo para o mesmo), decidi me aventurar novamente na blogosfera e criei esse blog em 2007. Sinceramente, achei que não duraria 6 meses por causa da experiência anterior.

O propósito desse blog era postar as coisas que fosse aprendendo relacionado com tecnologia, principalmente meus avanços no Linux… Porém, vejo que meu blog tomou vida própria e hoje tem de tudo, desde tecnologia até filosofia, hahaha.

Outro fenômeno que percebi é que hoje em dia as pessoas lêem blogs e os blogs tornam-se mais relevantes e importantes que as mídias tradicionais, como os sites de notícias (que basicamente reproduzem o jornal no meio eletrônico). Isso principalmente está ocorrendo pois os blogs derão voz à pessoas que antes não tinham. Dentre essas pessoas que não tinham voz estavam especialistas em diversas áreas da ciência que se viram com a chance de disseminar e debater conhecimentos específicos da sua área. Exemplos citados são blogs que tratam sobre uma versão de Linux em específico, blogs sobre uma determinada tecnologia, blogs sobre biologia marinha…

Assim, os blogs encontraram um nicho muito fértil para se desenvolver e aumentaram sua relevância a ponto de muitas pessoas substituírem a leitura de mídias tradicionais pela leitura de RSS de blogs sobre os assuntos de interesse da pessoa.

Qual será o próximo passo na evolução dos blogs? Difícil de prever, principalmente se lembrarmos que há apenas 6 anos atrás os blogs eram vistos pela grande maioria das pessoas como uma coisa inútil, de adolescente e de leitura sem muita relevância e agora ganham cada vez mais adeptos de diversos setores da sociedade… Só esperando para ver!!!

One thought on “A evolução dos blogs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *