Porque estudar usabilidade?

O que é usabilidade?

Segundo Nielsen, um dos principais especialistas na área, usabilidade é um atributo qualitativo que avalia a facilidade de uso de uma interface de usuário. A palavra “usabilidade” também se refere ao método de melhorar essa facilidade de uso durante o processo de design.

Usabilidade é definida por cinco componentes qualitativos:

* Aprendizado: Quão fácil é para usuários realizar tarefas básicas na primeira vez que eles defrontam-se com o design?
* Eficiência: Uma vez que os usuários aprenderam o design, quão rápido eles podem realizar as tarefas?
* Memorização: Quando os usuários retornam para o design depois de um período sem usá-lo, quão fácil eles podem restabelecer a proficiência?
* Erros: Quantos erros os usuários cometem, qual a gravidade desses erros, e quão fácil eles recuperam dos erros?
* Satisfação: Quão é agradável de usar o design?

Há muitos outros atributos qualitativos importantes. Um dos mais importantes é a utilidade, que remete para a funcionalidade do design: Será que o design permite aos usuários fazer o que eles necessitam? Usabilidade e utilidade são igualmente importantes: pouco importa que algo é fácil de fazer, se não é o que você quer fazer.

A usabilidade é extremamente importante na web. Por quê?

A usabilidade é uma condição necessária para se “sobreviver” na web. Se o usuário achar difícil usar seu site, ele simplesmente não usará mais e irá procurar outro que ofereça a mesma coisa. Se a home do site não for clara em transmitir o que o site faz e para que serve, o usuário não entenderá e irá embora. Se os usuários se sentirem perdidos no site, eles simplesmente sairão dele. Se as informações do site forem difíceis de ler ou de entender, outro motivo que eles o abandonarão. Enfim, se o usuário encontrar dificuldades em usar seu site, ele simplesmente o abandonará sem maiores constrangimentos. Isso mostra a importância do design na retenção de usuários no seu site.

No vídeo abaixo, há uma motivação em se estudar usabilidade:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *