Um pouco sobre visão sistêmica

Andei falando sobre o curso de Engenharia Comunitária, porém não falei sobre o conteúdo de suas aulas.

Nesses dois primeiros meses de curso tivemos a oportunidade de aprender ferramentas para modelar sistemicamente uma situação.

A visão sistêmica de uma situação nos ajuda a entendê-la melhor e sob vários pontos de vista; muitas vezes, nos faz entender problemas que só ocorrem quando muitas variáveis são encontradas simultaneamente e que separadamente não apresentam qualquer problema.

Um forma de modelar um sistema é pensando nas relações causais entre as diversas variáveis. A forma como representamos isso é:

Nesse exemplo, a minha fome produz como efeito a minha comilança no almoço.

Alguns confundem esse tipo de diagrama com fluxograma, porém são conceitos diferentes. Deve sempre se prestar atenção nessa relação de causa e efeito entre as variáveis.

Outro conceito importante é o de proporcionalidade entre as variáveis. Ou seja, a alteração de uma variável (aumento ou diminuição) causa a alteração na outra.

Por exemplo, quanto maior a minha fome, maior é a minha comilança no almoço.

Essa é uma relação causal diretamente proporcional: o aumento de uma variável faz com que haja aumento na outra (ou a diminuição de uma variável causa a diminuição da outra).

Agora:

Quanto mais eu como no almoço, menor será a minha fome.

Temos então uma relação causal indiretamente proporcional: o aumento de uma variável causa a diminuição da outra (ou a diminuição de uma variável causa aumento na outra).

O uso dos símbolos de “+” e “-” é apenas uma convenção, podendo ser usado outro símbolo para representar esses conceitos.

Esse diagrama é conhecido como diagrama de Venn e pode ser desenhado com o Vensim, baixado gratuitamente em http://www.vensim.com/freedownload.html.

Em breve um novo post com mais alguns detalhes sobre visão sistêmica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *