Porque acessibilidade na web importa

Recentemente participei de um tutorial de acessibilidade na web no CONIP Cidades Criativas. O palestrante foi o Reinaldo Ferraz, webmaster do NIC.br, com quem tive a honra de trabalhar por 4 meses.

Muita gente quando escuta acessibilidade na web logo liga a tornar sites acessíveis a pessoas com deficiência visual. Porém, acessibilidade é muito mais que isso: é fazer um site pensando em todos e respeitando as diferenças. Muita gente se beneficia de um site acessível: cegos, daltônicos, baixa visão, surdos, pessoas com mobilidade reduzida, usuários de dispositivos móveis, pessoas com deficiência temporária (ex: braço quebrado), pessoas que tem medo de usar o computador, pessoas que estão começando a aprender a usar o computador, pessoas em idade avançada, etc.

São diversas as vantagens em se ter um site acessível: apresenta melhor performance, apresenta melhor indexação em mecanismos de busca, maior facilidade de manutenção, baixo custo em sua implementação se for concebido para ser acessível e é uma vantagem sobre sites concorrentes por incluir mais gente no seu público alvo.

Para entender o que é ter um site acessível, tente:

  • usar seu site apenas por teclado
  • usar seu site sem som (no caso de ter vídeos)
  • usar seu site desabilitando o css e as imagens
  • usar seu site sem monitor (apenas com leitor de telas)

Um outro teste interessante é ir no site que o W3C Brasil fez para sensibilizar as pessoas quanto a questão no dia internacional das pessoas com deficiência: http://w3c.br/3-dezembro.

Já pensaram se o mundo fosse totalmente adaptado às pessoas com deficiência? Um mundo em que não ter deficiência fosse “fora do comum”? Vejam o video abaixo.

Será que eu convenci alguém de que a acessibilidade na web importa?

2 thoughts on “Porque acessibilidade na web importa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *