Participação em sala de aula

Lendo outro dia o post de minha colega Luciana da disciplina de Tecnologias Interativas na educação, fiquei pensando em modelar sistemicamente o problema que é retratado. Abaixo é retratado o problema em uma animação:

Abaixo criei um pequeno modelo sobre o problema das nossas salas de aula.

E ai, o que vocês acham?

6 thoughts on “Participação em sala de aula

  1. Nathalia, adorei a charge. Porém, no seu modelo, quando você diz "costume com aulas expositivas" se refere à quem? Acho que é o aluno, mas não está claro no diagrama.

  2. Nathy
    achei muito legal você abordar esse assunto… acontece em todas instituições de ensino. outro dia mesmo estava discutindo com uns professores a dificuldade dos alunos "confrontarem" os professores, eles consideram tudo que eles falam é verdade, e não conseguem (muitas vezes) criar argumentos contra. é importante essa reflexão e discussão!

  3. Fernando,
    Realmente acabei esquecendo de colocar no modelo "costume DO ALUNO com aulas expositivas".

    Basicamente, o que eu quis dizer com isso é que muitos dos alunos já estão tão acostumados e acomodados com a situação de terem aulas expositivas que não tentam/querem mudar a situação. De certa forma, é muito cômodo sentar na carteira e esperar que o professor enfie tudo na sua cabeça e se você não aprender pode culpar alguém por isso. Poucos alunos se responsabilizam pelo seu real aprendizado.

    Num modelo baseado em "uns fingem que ensinam e outros fingem que aprendem", a decoreba ganha força e chegamos no ponto do post anterior que fala da opinião do Feynman sobre o ensino brasileiro

  4. Se existirem professores que pensam igual ao professor da charge, eu tenho muito medo.
    Os professores jamais deveriam sucumbir à decadência do ensino no nosso país, embora pressionados por todos os lados, de "cima" (diretoria, governo) e por "baixo" (alunos desinteressados ou com comportamento difícil).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *