O dia em que me tornei vegetariana

Muitas pessoas ainda se espantam em saber que eu sou vegetariana, mesmo já fazendo mais de um ano que fiz essa opção para minha vida. Deve ser pela postura discreta que adoto, afinal essa é uma escolha pessoal minha e não preciso comunicar o mundo disso. Minha família também ainda esquece disso e me oferece carne em almoços, convida para churrascos e pergunta se peixe pode.
Tudo pode, mas fiz a opção por não consumir, obrigada! Vegetarianos se propõem a não comer nenhum tipo de carne; peixe e frutos do mar são animais. 
E antes de me tornar vegetariana, eu achava que consumia pouca carne… Mas depois eu percebi que, em muitos pratos, eu consumia carne ainda que inconscientemente, desde um macarrão com molho a bolonhesa, passando por um feijão com bacon, chegando até em um omelete com presunto. Embutidos, como presunto, mortadela e salame, são carne! Surpreendente!!! Mas a gente não se dá conta dessas coisas no nosso dia a dia…
Mas então quer dizer que você só come salada? É a pergunta que mais escuto quando as pessoas sabem da minha opção. Não! Eu, como uma boa descendente de italianos, adoro massa. E continuo consumindo massa! E muitas outras coisas; a única coisa que não consumo é carne. Sou uma ovolactovegetariana, o que significa que eu ainda consumo alimentos com leite e ovo, que são produtos derivados animais. Mas existe uma categoria de vegetarianos conhecidos veganos, que não consomem nenhum tipo de derivado animal (como leite, ovo e mel), além de não usarem roupas de couro e produtos testados em animais.
Mas não falta nutrientes nessa sua alimentação? Você não pode ficar anêmica? Nossa, como você é saudável! Você não deve ficar doente! Eu escuto perguntas e considerações nesses dois extremos… Gente achando que eu posso morrer a qualquer momento de fraqueza por falta de nutrientes e outras que acham que a minha saúde é “de ferro”… 
A resposta para tudo isso é depende. Uma pessoa que só come fast food, como hamburguer e pizza, não pode ter falta de nutrientes também? Na verdade, tudo depende dos alimentos que você consome. Eu descobri que o feijão é muito rico em proteínas, sendo um bom alimento para substituir nutricionalmente a carne, até mais que a famosa soja. Outra descoberta surpreendente é que não se deve consumir carne de soja todos os dias em substituição a carne, pois a soja possui outras substâncias que podem ser prejudiciais se o consumo for maior que 3 vezes por semana. Dieta variada é a solução para falta de nutrientes, seja consumindo ou não carne. Já quanto a ser mais saudável, o meu colesterol bom melhorou depois que me tornei vegetariana, o meu índice de gordura corporal diminuiu, mas eu fico doente como qualquer mero mortal…
Mas porque você é vegetariana? O fator que me sensibilizou foi a questão ambiental. Vi diversos estudos e estatísticas que mostravam o quanto a pecuária provocava de desmatamento e de poluição do ar. Inclusive vi um estudo comparando o consumo de carne de uma pessoa com o uso de carro e mostrando que o impacto na poluição causada pela produção da carne consumida era maior que a do uso do carro… Depois veio uma questão de saúde. Eu tenho muita tendência a obesidade e problemas de pressão, diabetes e do coração pela genética. Logo, minha alimentação já me preocupava e eu tentava mudar, mas adorava um fast food, principalmente hamburgueres, o que foi praticamente cortado da minha alimentação como consequência do vegetarianismo. E por último uma questão espiritual minha de não ver necessidade e sentido em matar animais para nos alimentarmos como era na época das cavernas, sendo que temos tanta tecnologia e substitutos hoje em dia.
Com esse post eu não pretendo convencer ninguém de que ser vegetariano é melhor. Tive a intenção de esclarecer como é esse estilo de vida para quebrar alguns preconceitos que existem a cerca do tema. Como disse acima é uma questão de escolha pessoal e ideal de vida, e não é preciso concordar para respeitar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *