Mais um ano se encerra… Mais um ciclo que acaba… As pessoas ficam muito mais sensíveis com a chegada do fim do ano, seja pela festa do Natal, seja porque é um momento de término… As pessoas ficam mais introspectivas, mais reflexivas, pensam muito mais no sentido da vida, no sentido da família…
E aproveitando esse clima de finalização, gostaria de propor uma reflexão mais profunda do que somente um balanço desse último ano… Se você pudesse encontrar si mesmo há alguns atrás, quais conselhos você daria? O que você diria para si mesmo? Como você se consolaria nos momentos mais angustiantes da sua vida se o seu “eu” atual pudesse estar lá?
Pense o que você falaria para aquela criança que você mesmo foi, qual foi a importância das experiências pelas quais passou… Se você pudesse se encontrar novamente no jardim da infância, o que você diria para si mesmo?
Passando pela adolescência, momentos de grandes aflições, descobertas e prazeres, qual o conselho você daria a si mesmo? Talvez você pudesse ter passado mais suavemente por alguns momentos ou ter dado maior importância para as oportunidades que lhe apareceram…
Lembre-se da perda de uma pessoa importante na sua vida, seja pela morte, passagem inevitável a todos, seja pela partida, uma espécie de “morte” em vida. O que você diria a si mesmo? Qual a importância essa pessoa teve em sua vida? O quanto você aprendeu com ela e o quanto ela te marcou para toda a sua existência? Talvez com isso você tenha aprendido a dar mais valor às pessoas que estão na sua vida nesse exato momento… Talvez você agora entenda o quão passageira é a vida, e que um momento de raiva pode ser mínimo comparado à uma vida inteira e a um amor verdadeiro…
Volte ao momento de sua maior vitória da sua vida… O quanto ela impactou a sua vida como um todo? Sua vida é diferente depois disso? Se você pudesse dizer algo para si mesmo nesse exato momento de vitória, o que você diria? Vá em frente… Essa é apenas uma das suas grandes vitórias da sua vida, da sua história… Você tem muito potencial, você precisa acreditar mais em si mesmo… Talvez com essa vitória, você tenha entendido o seu potencial e que para vencer, muitas vezes, é preciso ter mil derrotas antes…
Por fim, retorne ao seu dia de hoje… Veja em que ponto da vida você está… Tudo isso que você percorreu faz parte de você, faz parte da sua história, é o que você é… Você é o resultado de todas as vitórias, de todas as perdas, de todas as frustrações, de todas as aflições, de todos os momentos felizes… Você tem tudo isso dentro de si. Mas você pode ser muito mais do que tudo isso… O que você diria para você mesmo daqui há um ano, há 5 anos, há 50 anos? O que você gostaria de enxergar quando olhar para trás no instante derradeiro de sua vida? Você está a caminho disso? O que você precisa para chegar lá? Seja o que for, siga em frente no seu caminho. Você passará por momentos bons, ruins, perdas e vitórias, mas com certeza não há impedimento para os predestinados a vencer…