Coisa de mulher

Ser mulher é ser convidada para um monte de eventos do tipo “chá”: chá de panela, chá de cozinha, chá de bebê, chá de fraldas… E aqui fico pensando: por que essa “tradição” desse tipo de festa só ter mulher? Não sou contra a festa em si, afinal festa é festa, eu tô dentro sempre!
O que às vezes me pergunto porque essa divisão, porque os homens não participam desses tipos de encontros. Já perguntei a algumas pessoas que me olharam com estranheza, como se fosse óbvia tal separação; estranho era eu questionar esse fato! As que me responderam me disseram que homem não gosta dessas coisas. Que coisas são essas? Homens não gostam de festa ou encontros entre amigos e amigas? Não! Os homens não gostam desses assuntos: cozinha, casa, bebê, fralda… Será que não gostam ou não “devem” gostar porque a sociedade assim vê?
Casa e filhos é assunto de mulher. Homens não podem, nem devem se interessar por isso. Acho que isso mostra o quanto o machismo está entranhado dentro de todos nós ao ponto de nem contestarmos a situação. Sem falar no quanto isso é uma generalização e como toda generalização está totalmente equivocada. Existem mulheres que não se interessam por praticamente nada relativo a casa e filhos, enquanto existem homens que se interessam bastante. Mas a sociedade impõe um comportamento e ai daqueles que não seguirem a “regra”.
Eu, por exemplo, não sei cozinhar praticamente nada. Não passo fome, mas vamos dizer que cozinhar não é meu forte. Além disso, não é um assunto que me interesse o suficiente no momento para que eu gaste um tempo para tentar aprender. Já vi muitas bocas abertas por causa disso. Como uma mulher da sua idade não sabe cozinhar? É tipo um absurdo. Agora se fosse um homem não haveria qualquer espanto. Um homem cuidando de um bebê é uma “coisa maravilhosa”; uma mulher na mesma posição é o “mínimo esperado”, não faz mais nada que a sua obrigação.
Sinceramente, não curto muito esse negócio de clube da Luluzinha e clube do Bolinha, acho que afinidade acontece entre as pessoas independente do gênero. Você ter um grupo só de amigas para sair para fazer compras ou fazer “programas de mulher” é uma coisa nada a ver. Eu gosto de tudo junto e misturado. Acho que os estereótipos nos forçam a cada dia mais nos sentirmos distantes dos outros e de nós mesmos. Tenho que fazer “coisas de mulher” para ser quem eu sou, mas se eu simplesmente não gostar dessas “coisas de mulher”? Ou se eu simplesmente achar que essas “coisas de mulher” são coisas que podem ser de qualquer ser humano? Seria eu menos mulher por causa disso? O que define ser mulher? E ser homem?
Espero pelo dia em que, sejamos homens, sejamos mulheres, seremos todos seres humanos! Sendo iguais nas diferenças.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *