Parece que ultimamente a censura voltou a última moda!!! O mais bizarro é quando essa censura vem de estudantes da maior universidade do Brasil contra textos de outros estudantes da mesma universidade.
O jornal O Politécnico era feito por um coletivo independente de estudantes da Escola Politécnica da USP. Os textos publicados eram escritos por estudantes não só da Poli como também da USP. Para a impressão, o jornal contava como financiador o Grêmio Politécnico.
Porém, esse ano, a gestão do Grêmio Politécnico parece não ter entendido a idéia do jornal e autoritariamente tomou o jornal e o tornou jornal do Grêmio. Apesar de não concordarem e protestarem várias vezes as pessoas que costumavam colaborar com textos continuaram publicando por acreditar que era o melhor a fazer.
Na edição que sairia agora em abril, porém, a gestão do Grêmio Politécnico decidiu botar mais uma vez suas garrinhas de fora e censurou a entrada de um texto, o que ainda não havia sido feito apesar do apoderamento do jornal. O texto tratava sobre a marcha da maconha e o motivo dado para a censura foi de que fumar maconha é ilegal e de que o texto poderia ser encarado como um incentivo ao consumo de maconha… Com certeza, não faz nenhum sentido isso!
Por isso, a maioria dos autores de textos que sairiam nessa edição de abril desautorizaram a publicação de seus textos no jornal. Alguns desses, resolveram protestar e para isso foi criado O Politécnico Pirata.
Além de ter sido criado, já foi publicada a sua primeira edição que está disponível em http://www.sensoincomum.net/upload/jornal_pirata_01.pdf.
Num lugar que deveria ter idéias abertas para poder questionar e alterar o percusso atual da sociedade como deveria ser uma universidade vemos o mais puro conservadorismo, querendo a todo custo manter a ordem das coisas como são atualmente. Isso é um retrocesso!
Quando estudantes censuram outros estudantes, isso só pode ser um sintoma de como as coisas estão erradas na universidade. A universidade deveria ser um lugar onde deveríamos aprender a pensar diferente para mudar, porém os que pensam diferente estão agora sofrendo censura.
Meus “parabéns” à Poli e seus alunos, com certeza estamos formando os “pensadores” do novo milênio. =p
Oi Nathalia! Td bom?
É, estou publicando sim.
=)
To adorando.
Como vc está?
Bjão Cyntia
Que ridículo. Espero que na próxima eleição de chapa, perguntem se eles apóiam o controle dos jornais pelo Estado. E vou adorar se disserem que não, para ouvirem que fizeram a mesma coisa.