Fatos espantosos revelados por Kofi Annan

Estava lendo um texto de mais de 10 anos atrás, mas que revela coisas espantosas que, com certeza, ainda valem para os dias atuais com poucas modificações. O texto “Kofi Annan’s Astonishing Facts!”, publicado no New York Times em 1998, não poderia conter fatos mais espantosos, que talvez poucos de nós saibamos ou nós damos conta no nosso dia-a-dia. Quem não se espantar, com certeza não é um ser humano.

Kofi Annan nasceu em Gana, na África, e foi secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU) entre 1997 e 2007. Também recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2001. Para saber mais sobre ele leia em http://en.wikipedia.org/wiki/Kofi_Annan.

Resolvi fazer uma tradução do texto:

Fatos espantosos revelados por Kofi Annan

Todo ano, o Relatório de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas procura uma nova forma para medir a vida das pessoas. Pondo de lado estatísticas como produto interno bruto per capita ou taxas de exportação-importação, o relatório investiga fatos sobre o que as crianças comem, quais vão para a escola, se há água potável para beber, qual porcentagem de mulheres na economia ou quem não está tomando vacinas contra doenças que podem matar, apesar de já ser possível previní-las. Este ano, o relatório tem seu olhar voltado para o que as pessoas têm – desde simples banheiros a carros de família – e qual a proporção do consumo mundial de bens e serviços são consumidos, comparativamente, pelos ricos e pelos pobres. A torta é enorme – o consumo mundial é da ordem de 24 trilhões de dólares por ano – mas algumas porções são muito pequenas, de fato.

OS QUE TÊM O quinto mais rico da população mundial consome 86% de todos os bens e serviços, enquanto o quinto mais pobre consome apenas 1,3%. Na verdade, o quinto mais rico consome 45% de todas as carnes e peixes, 58% de toda a energia utilizada e 84% de todos os papéis, tem 74% de todas as linhas telefônicas e detém 87% de todos os veículos.

RECURSOS NATURAIS Desde 1970, as florestas do mundo diminuíram de 4,4 milhas quadradas para 2,8 milhas quadradas para cada mil pessoas. Além disso, um quarto da quantidade mundial de peixes foi esgotado ou está em perigo de ser esgotado e outros 44% está sendo pescado no seu limite biológico.

O GANGES O rio Ganges simboliza a purificação para os hindus, que acreditam que beber ou tomar banho nas suas águas levará à salvação. Mas 29 cidades, 70 vilas e inúmeras aldeias depositam cerca de 345 milhões de litros de esgoto sem tratamento por dia diretamente no rio. Fábricas adicionam 70 milhões de litros de resíduos industriais e os agricultores são responsáveis por mais 6 milhões de toneladas de fertilizantes químicos e 9 mil toneladas de pesticidas.

OS ULTRA RICOS As três pessoas mais ricas do mundo têm ativos que excedem o produto interno bruto combinado dos 48 países menos desenvolvidos.

AFRICA A família média africana hoje consome 20% a menos do que há 25 anos atrás.

OS SUPER RICOS Os 225 indivíduos mais ricos do mundo, dos quais 60 são americanos com ativos totais de 311 bilhões de dólares, têm uma riqueza combinada de mais de 1 trilhão de dólares – igual ao rendimento anual dos 47% mais pobres de toda a população mundial.

COSMÉTICOS E EDUCAÇÃO Americanos gastam 8 bilhões de dólares por ano em produtos cosméticos – 2 bilhões de dólares a mais do que o total anual estimado necessário para proporcionar educação básica para todos no mundo.

OS QUE NÃO TÊM Das 4,4 bilhões de pessoas nos países em desenvolvimento, cerca de três quintos não têm acesso a sistema de esgotos, um terço não tem acesso a água potável, um quarto não têm habitação adequada e um quinto não tem acesso aos modernos serviços de saúde de qualquer tipo.

CARNE Cada americano consome em média 260 quilos de carne por ano. Em Bangladesh, a média é de seis quilos e meio.

O FUTURO Em 2050, 8 bilhões de pessoas de um total projetado de 9,5 bilhões de pessoas – estimado a partir de cerca de 6 bilhões de hoje – estarão vivendo nos países em desenvolvimento.

FUMAÇA Das estimadas 2,7 milhões de mortes anuais por poluição do ar, 2,2 milhões são provenientes de poluição interior – incluindo fumaça a partir de estrume e madeira queimados como combustível, o que é mais nocivo do que a fumaça do tabaco. 80% das vítimas são de populações rurais pobres em países em desenvolvimento.

RELÓGIOS DE PULSO E RÁDIOS Dois terços das 90 milhões de famílias mais pobres da Índia vivem abaixo da linha da pobreza – mas mais de 50% destas pessoas pobres têm relógios de pulso, 41% têm bicicletas, 31% possuem rádios e 13% têm ventiladores.

LINHAS TELEFÔNICAS Suécia e Estados Unidos têm, respectivamente, 681 e 626 linhas telefônicas para cada mil pessoas. Afeganistão, Camboja, Chade e República Democrática do Congo têm apenas uma linha para cada mil pessoas.

SORVETE E ÁGUA Europeus gastam 11 bilhões de dólares por ano em sorvetes – 2 bilhões de dólares a mais do que o total anual estimado necessário para fornecer água potável e sistema de esgotos para a população mundial.

AIDS No final de 1997, cerca de 31 milhões de pessoas estavam vivendo com o HIV, passando de 22,3 milhões do ano anterior. Com 16 mil novas infecções por dia – 90% nos países em desenvolvimento – é agora estimado que 40 milhões de pessoas estarão vivendo com o HIV em 2000.

MINAS TERRESTRES Mais de 110 milhões de minas ativas estão espalhadas em 68 países, com um número igual armazenadas em todo o mundo. Todo mês mais de 2 mil pessoas são mortas ou mutiladas por explosões de minas.

COMIDA CANINA E SAÚDE Os americanos e os europeus gastam 17 bilhões de dólares por ano em comida canina – 4 bilhões de dólares a mais do que o adicional total anual estimado necessário para prestar cuidados básicos de saúde e nutrição para todos no mundo.

40 BILHÕES DE DÓLARES POR ANO Estima-se que o custo adicional para atingir e manter o acesso universal à educação básica para todos, cuidados básicos de saúde para todos, de saúde reprodutiva para todas as mulheres, uma alimentação adequada para todos e água potável e sistema de esgotos para todos é de aproximadamente 40 bilhões de dólares por ano – ou menos de 4% da riqueza combinada das 225 pessoas mais ricas do mundo.

Versão original do texto em inglês disponível em http://www.nytimes.com/learning/general/featured_articles/980928monday.html.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *