Ao largo do Rio Pinheiros

Outro dia pela primeira vez na vida tive que pegar o trem da CPTM. Não que eu não ande de transporte público, mas o caminho que o trem da CPTM faz nunca teve muito a ver com as rotas que faço ou que já tive que fazer no meu dia-a-dia.

Tomei o trem na estação Cidade universitária para ir até a estação Berrini. Chego a plataforma primeira coisa que noto é o cheiro do Rio Pinheiros, muito ruim, bem pior do que quando se passa de carro pela Marginal (tem dias que nem se sente nenhum cheiro). Talvez para quem use o trem todo dia o cheiro nem seja mais percebido pelo “costume”.

Sentei para esperar o trem bem de frente para o rio. Fiquei olhando para o rio, foi a primeira vez que eu vi a poluição tão de perto… Sinceramente aquilo me marcou! Jamais vou esquecer! Dentro do trem ainda podia sentir aquele cheiro horrível.

Fiquei pensando em como poderia ser diferente, como poderia ser uma viagem agradável de trem ao largo de um rio, contemplando a natureza.

Senti aquela sensação de “saudade que eu sinto de tudo que eu ainda não vi”, de uma das letras de Renato Russo. Uma tristeza por a situação ser assim, mas uma esperança de um dia ver esse rio diferente!

As questões ambientais como essa já estão em estado de urgência, só faltam entrar em prioridade na vida das pessoas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *