Dicas de como tornar seu dia mais verde

Está chegando ai o dia mundial do meio ambiente (World Environment Day 2009)… Faltam apenas 14 dias, ou seja, ele ocorre no dia 5 de junho. Como forma de preparação para esse dia, colocarei algumas dicas traduzidas do site do Dia Mundial do Meio Ambiente de como tornar o seu dia mais verde. Agora vai a primeira parte das dicas…

Torne seu dia mais verde de forma fácil

O tema deste ano para o Dia Mundial do Meio Ambiente (WED) é “Seu planeta precisa de você! UNa-se para combater as alterações climáticas”. Mas muito frequentemente nós nos deparamos com problemas ambientais sem que nos sejam dadas ferramentas para atuar. O WED sabe que tomar ação é uma parte da solução. E essas dicas podem ser um bom começo.

Nós todos podemos fazer a nossa parte para proteger o planeta usando menos e atuando mais. Tornar-se verde não é tão difícil quanto você imagina. Aqui nós passarmos por 30 formas de tornar seu dia-a-dia mais verde, do momento que você colocou no soneca seu despertador alimentado por energia solar até quando você coloca lençóis de algodão orgânico na sua máquina de lavar roupa ecológica.

Assuma seu compromisso com o WED hoje. Mas não pare hoje e não pare aqui. Tente incorporar todas as dicas na sua vida como um ponto importante no seu cotidiano. Ajude outros a fazerem o mesmo. E se envolverem!

EM GERAL:

  • Plante uma árvore! Ajude a alcançar a meta do “UNEP’s Billion Tree Campaign” de plantar sete bilhões de árvores – uma para cada pessoa do planeta – até o fim desse ano! Três bilhões já foram plantadas. Cinco bilhões estão prometidas. Em cada continente do mundo árvores serão plantadas em junho, então inicie seus esforços no WED.
  • Encontre lares necessitados ou instituições de caridade para as coisas que já não precisa mais ou que deseja jogar fora.

ROTINA DIÁRIA:

Em casa…

  • Poderia ir sem dizer, mas muitos de nós esquecemos que podemos economizar água de forma fácil como não deixando a torneira aberta enquanto se barbeia, lava o rosto ou escova os dentes.
  • Deixar ao sol seu aquecedor de água ajudará a poupar uma quantidade de energia valiosa e ainda você pode instalar chuveiros com um baixo fluxo em seu banheiro com o propósito de poupar água.Você também pode colocar um temporizador no seu aquecedor para economizar energia.
  • Usar um barbeador elétrico ou barbeador com lâminas substituíveis ao invés de barbeadores descartáveis ajuda bastante na redução de resíduos. E plante uma árvore.
  • Usar toalhas para secar o seu rosto e mãos em vez de toalhas de papel que são usadas e jogadas fora. Além disso, pendure suas toalhas para secar, para que possam ser reutilizados várias vezes. Estará tudo seco depois quando for usá-las!
  • Amantes de suco e iogurte podem fazer sua parte comprando suco concentrado que usem recipientes reusáveis ao invés de pacotes individuais.
  • Muitos de nós gostam de folhear o jornal enquanto tomamos o café da manhã, mas considere a leitura dos jornais diários em espaços comuns como o escritório ou cafés. No entanto, se você preferir ter a sua própria cópia, certifique-se de reciclar!
  • Quando estiver embalando seu almoço, opte por recipientes reutilizáveis de armazenamento de comida ao invés de embalar a comida com papel alumínio ou de embalagem de plástico.
  • Quando você sair de casa, não esqueça de desligar todas as lâmpadas e aparelhos da unidade da parede (se você tiver essa funcionalidade) e desplugue carregadores pois continuam a consumir, mesmo se nãoestiverem carregando; economizar energia ajuda a reduzir a polução do ar.

Continua no próximo post… Não percam!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *