Mais sobre visão sistêmica

Continuando o post Um pouco sobre visão sistêmica.

Você deve estar se perguntando: como eu chego na modelagem da dinâmica de sistemas de verdade?

Primeiramente, devemos ter em mente qual o nível de detalhe que precisamos da situação a ser modelada para que possamos identificar as variáveis que sejam relevantes para o contexto.

Por exemplo, se você quiser modelar alguma situação de interação entre pessoas e meio ambiente, dificilmente precisará modelar as reações internas do ser humano.

Tendo isso, sabemos que sistemas reais possuem muito mais variáveis que as expostas no post anterior. E mais: as variáveis podem formar ciclos. Um exemplo simples de ciclo seria

Ou seja, um ciclo se completa quando partindo de uma variável “andamos pelo diagrama” e chegamos novamente na mesma variável.

Existem 2 tipos de ciclos: o positivo e o negativo. O ciclo negativo ocorre quando, partindo de uma variável, damos uma volta completa e quando chegamos de volta isso faz com que o resultado final seja de “sinal diferente” de que quando saiu. O diagrama acima é o caso de um ciclo negativo. Quanto maior a minha fome, maior será a minha comilança no almoço. Quanto maior a minha comilança no almoço, menor será a minha fome. Demos a volta em todo diagrama e tivemos uma inversão de um sinal “+” para um sinal “-“.

Já o ciclo positivo ocorre quando, partindo de uma variável, damos uma volta completa e quando chegamos de volta isso faz com que o resultado final seja de “mesmo sinal” que quando saiu.

Esses ciclos possuem propriedades bem interessantes. Um ciclo positivo leva ao um crescimento exponencial. Porém, sabemos que as coisas não crescem indefinidamente. É nesse caso aparecem as dinâmicas negativas. Ciclos negativos possuem como característica a busca de uma meta, ou seja, atingir um certo valor. Os sistemas reais possuem tanto ciclos positivos quanto negativos.

Ainda podemos classificar os ciclos em mais dois tipos: ciclo vicioso e ciclo virtuoso. Um ciclo virtuoso é aquele que suas variáveis produzem como resultados coisas boas ou cada vez melhores. Já um ciclo vicioso é aquele que produz coisas ruins e cada vez piores… Não devemos confundir ciclo virtuoso com ciclo positivo e nem o vicioso com negativo. Um ciclo pode ser positivo e ser vicioso, ou seja, a cada ciclo se aumenta o resultado ruim.

É isso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *