Profissão Professor

Ser professor é muito mais que uma profissão; beira a uma missão de vida, uma forma própria de viver e encarar a vida.
Ser professor é maravilhoso. É receber muito mais que um salário no fim do mês. É receber a gratidão por toda uma vida, ficar feliz por cada vitória de um aluno seu e ter esperança que o mundo será um lugar melhor.
Ser professor não é fácil. É ter que lidar com a decepção quando há alunos desmotivados. Lidar com a falta de estrutura da escola e com gestores que nem sempre entendem o que é estar dentro de uma sala de aula. 
Ser professor é uma escolha. Escolher viver com pouco dinheiro e com muita esperança de pessoas melhores para o mundo. Abdicar de fins de semana com a família para preparar aulas e corrigir exercícios. Passar mais tempo com seus alunos do que com a sua própria família.
Ser professor é aprender. Toda vez que ensina, ele aprende. Muitas vezes aprende mais que seus próprios alunos. Aprende a ser humilde, a ser paciente, a enxergar as diversidades e a acreditar nas potencialidades que há em cada ser humano único.
Ser professor é uma descoberta. Descobre-se que não se é tão bom quanto achava que era, que não é o dono da verdade, nem super-herói e que o que o faz estar a frente de uma turma é só por ter estudado antes que os que estão sentados. Descobre que é possível superar as suas limitações, sendo o melhor que se pode ser naquele momento e ainda sim isso basta.
Ser professor é agir com o coração. É fazer o que acha certo para o bem dos alunos e muitas vezes errar. E aprender. Mas continuar sempre querendo o bem. Às vezes ser rigoroso para por limites, às vezes ser caridoso para acolher os que estão em dificuldades pessoais.
Ser professor é descobrir que nem tudo é perfeito. Que a vida é feita de dificuldades e é preciso superá-las. Que é possível fazer o que se gosta na vida, mas ainda sim as coisas não serão sempre fáceis por causa disso. Que às vezes pode-se querer desistir tudo e isso é normal. Mas que quando chega o momento do ensinar, é possível tirar forças de onde nem se imagina que haja. Que dar aulas pode ser revigorante, apesar de cansativo. E que no fim tudo vale a pena pela sensação do dever cumprido.
Feliz dia do professor!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *